Buscar
  • andrezaneuropsicol

Neurociências e Comportamento


A busca da compreensão do comportamento humano sempre foi tema de estudos desde os primórdios. O homem sempre buscou encontrar explicações para entender o comportamento humano e a forma como se comporta diante de diversas situações do dia a dia.


E a neurociência surge como a área que se ocupa em estudar o sistema nervoso, visando desvendar seu funcionamento, estrutura, desenvolvimento e eventuais alterações que ele sofra. Nosso funcionamento cerebral ainda é visto como um sistema bastante complexo e que até hoje, apesar dos avanços nas pesquisas relacionadas a ele, ainda surpreende toda a humanidade com as descobertas e os mistérios que ainda o envolvem.


A neurociência do comportamento busca compreender as bases biológicas da nossa consciência, do comportamento e dos processos mentais, pelos quais ocorrem todas as ações humanas. As ações não são apenas os aspectos motores e psicológicos, mas todos os aspectos, desde os mais simples, como andar, falar, comer, até os mais complexos, como aprendizado, memória, cognição, autoconsciência, inteligência e personalidade, que influenciam nossas ações, emoções, sentimentos etc.


É uma área extremamente complexa e que gera fascínio, pois nos leva a compreender nosso funcionamento, bem como a intervir em situações de forma a adaptar o comportamento às demandas do dia a dia, criando novas estratégias para lidar com tudo o que impacta a nossa vida e o nosso jeito de ser.


Andreza Lopes


3 visualizações0 comentário