PSICOTERAPIA
A psicoterapia é um método de tratamento realizado através de uma variedade de intervenções, para o tratamento dos transtornos mentais e de problemas de natureza emocional, com o objetivo de influenciar o paciente, auxiliando-o a modificar problemas de natureza emocional, cognitiva e comportamental.
-
Possibilita o crescimento emocional, melhora da qualidade de vida, do sofrimento psíquico e das relações interpessoais.
-
Proporciona uma oportunidade para o paciente expressar emoções, reviver e revisar experiências passadas, percebendo as repetições no presente e encontrando novas formas de agir.
-
Proporciona a oportunidade para novas aprendizagens por meio da exposição a situações, ideias, sentimentos ou comportamentos que provocam ansiedade, fazendo com que o paciente supere seus medos e evitações.
TIPOS DE ATENDIMENTO
INFANTIL
A psicoterapia infantil visa auxiliar a criança e os pais e/ou cuidadores com relação ao desenvolvimento emocional, cognitivo ou social da criança.
A Ludoterapia proporciona à criança poder se experimentar sendo ela mesma e, no relacionamento estabelecido em terapia, que é uma analogia à relação com os outros, pode "organizar" seus conflitos vivenciados internamente, suas dificuldades, suas relações, seus sonhos e suas possibilidades, aproveitando sua fase de desenvolvimento com mais tranqüilidade.
Etapas:
-
Entrevista inicial com os pais (anamnese)
-
Ludodiagnóstico: observação do brincar a partir das queixas apresentadas pelos pais.
-
Aplicação de testes psicológicos, quando necessário;
-
Devolutiva para os pais.
-
Ludoterapia para trabalhar as queixas apresentadas.
ADULTO
Diante de situações geradoras de sofrimento que interferem no seu bem estar e o impedem de criar possibilidades de realização pessoal, a psicoterapia visa o tratamento dos transtornos mentais e de problemas de natureza emocional, a fim de reoganizar as emoçoes, e modificar problemas de natureza cognitiva e comportamental.
Visa ainda, promover o auto conhecimento, proporcionando novas experiencias de vida que influenciem sua vida saudável, desenvolvimento do crescimento emocional, melhora da qualidade de vida, do sofrimento psíquico e das relações interpessoais.
Etapas:
-
Entrevista inicial
-
Identificação de sintomas e problemas para o estabelecimento do programa de tratamento.