top of page
Buscar
  • andrezaneuropsicol

Avaliação Neuropsicólogica dos Transtornos Alimentares?



A Neuropsicologia é uma área que estuda a correlação entre o comportamento e o funcionamento cerebral, e ao observar o comportamento alimentar de pessoas com Transtornos Alimentares, é que foi identificado que essa população apresenta alterações cognitivas importantes, que estão relacionadas ao funcionamento do transtorno.


Nas avaliações neuropsicológicas em pessoas com Transtornos Alimentares, além das complicações clínicas, também são identificadas alterações neurocomportamentais, déficits cognitivos, distorções da imagem corporal e por vezes alterações cognitivas leves. Portanto, a avaliação neuropsicológica dessas pessoas, tem como principal finalidade investigar o estabelecimento da extensão, do impacto e das consequências cognitivas e comportamentais, na adaptação emocional e social geradas pela patologia ou por disfunções ou lesões cerebrais, ou seja, o impacto desses déficits no dia-a-dia dessas pessoas.

Como os Transtornos Alimentares afetam um percentual significativo da população, estudos científicos são realizados para investigação de dados sobre a avaliação neuropsicológica de pessoas com transtornos alimentares, buscando identificar as principais alterações, e quais estratégias podem ser utilizadas para a reabilitação cognitiva.


Outro ponto importante dentro dos aspectos neuropsicológicos é que, embora haja uma diminuição de déficits após o tratamento, vários outros permanecem, sugerindo que, enquanto uma parte dos déficits observados nos transtornos alimentares podem corresponder a um “estado”, e outros seriam correspondentes a um “traço” relacionado à própria fisiopatologia dos transtornos. Da mesma forma que, a ausência na melhora do funcionamento cognitivo de algumas pessoas, após diversas formas de intervenção, pode sugerir que estes déficits poderiam ser antecedentes ao transtorno alimentar, podendo contribuir tanto para o desenvolvimento da doença ou para um prognóstico ruim. 🧠


Andreza Lopes


32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page