NEUROPSICOLOGIA

 

A Neuropsicologia é a área da neurociência que estuda a relação entre o cérebro e o comportamento, visando o tratamento e mensuração das funções cognitivas e comportamentais decorrentes de alterações no funcionamento do Sistema Nervoso Central. É uma área que vem alcançando grande visibilidade ao longo dos últimos anos, e reflete um crescimento sensível entre os clínicos para os problemas práticos de identificação, avaliação, diagnóstico, cuidados e tratamento de diversas patologias que apresentam alterações no funcionamento cognitivo e sua relação com o comportamento, personalidade e emoções.

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

 

A avaliação neuropsicológica é um procedimento que busca conhecer o funcionamento cognitivo do indivíduo, a partir da análise das funções cognitivas: inteligência, memória, atenção, linguagem, aprendizagem, funções executivas e motoras, relacionando-as ao comportamento e emoções, auxiliando no diagnostico diferencial, no diagnóstico precoce, na compreensão da extensão de déficits funcionais, atrasos e alterações,  estabelecendo os tipos de intervenção especificas e adequadas, bem como o desenvolvimento de um plano de reabilitação.

Por que fazer Avaliação Neuropsicológica?

 

As funções cognitivas fazem parte da nossa capacidade de realizar todas as tarefas do dia a dia. Devido a algumas situações, alguns indivíduos podem apresentar alteração nessas funções, o que pode acarretar um comprometimento para desempenhar tarefas cotidianas.

Você já percebeu esses comportamentos? 

DIFICULDADES DE SE CONCENTRAR
ESQUECIMENTO FREQUENTE
ALTERAÇÕES DE HUMOR
DIFICULDADE EM
TERMINAR PROJETOS E ATIVIDADES
COMPORTAMENTO COMPULSIVO
DIFICULDADE EM ESTABELECER METAS E OBJETIVOS
DESORGANIZAÇÃO
IRRITABILIDADE
DIFICULDADES DE LEITURA
E ESCRITA
CONFUSÃO DE IDEIAS

Diante dessas situações, a Avaliação Neuropsicológica é o procedimento mais indicado para buscar compreender o funcionamento do indivíduo e assim estabelecer um plano de intervenção.

Como é realizada a Avaliação Neuropsicológica?

Entrevista Inicial: No processo de Avaliação Neuropsicológica são realizadas entrevistas, tarefas e testes com o indivíduo, seus pais/cuidadores, professores e outras pessoas que fazem parte do convívio do paciente.

 

Crianças e Adolescentes: o processo começa com os pais/responsáveis, através da anamnese. A partir dessas informações são aplicados os instrumentos e a avaliação clínica do paciente. Nesse processo, sempre são necessárias informações de outros profissionais que lidam com a criança/adolescente, como professores, pediatra, etc. 

 

Adultos: é realizada a entrevista inicial, com análise de exames complementares, informações de outros familiares e/ou profissionais. A partir dessas informações são aplicados os instrumentos e a avaliação clínica. 

Resultado da Avaliação Neuropsicológica: Ao final do processo de Avaliação, a devolutiva é feita através de um relatório com os resultados da avaliação, com orientações e com o planejamento de intervenção. 

Quem indica/solicita a Avaliação Neuropsicológica?

A Avaliação Neuropsicológica pode ser solicitada por profissionais de saúde (Neurologista, Psiquiatra, Pediatra, Psicólogo, Fonoaudiólogo etc), profissionais da educação (Professores, Pedagogos, etc), ou mesmo os pais/familiares, quando percebem alterações/déficits que possam ser melhor esclarecidos através da Avaliação Neuropsicológica.